A MAIOR OLIMPÍADA DE GEOGRAFIA DO BRASIL
Área Restrita

E-mail:

Senha:

Edição 2012

27/04/2013

Saiba quem são os vencedores da Viagem do Conhecimento 2012-2013!

Saiba quem são os vencedores da Viagem do Conhecimento 2012-2013!

Após uma seleção com mais de 165 mil alunos de todo o Brasil, a Olimpíada Viagem do Conhecimento, edição 2012-2013, divulga os finalistas da maior Olimpíada de Geografia do Brasil!

A abertura ficou por conta de Caco de Paula, diretor do Núcleo de Sustentabilidade da Editora Abril: “A olimpíada foi muito emocionante em todas as etapas do projeto. Uma das melhores edições”, considera Caco.

Já a coordenadora do projeto, Gabriela Moya, se emociona sobre a Olimpíada: “Sem a equipe que está por trás do projeto, jamais teríamos chegado até este momento”, diz Gabriela. 

Confira quem são os três finalistas:

1. lugar: Viktoria Weirmann – Colégio Global - São Bento do Sul (SC)  

2. lugar: Natália Rios – Colégio Organização Educacional Farias Brito - Fortaleza (CE)

3. lugar: Daniel Sanches – Colégio Bandeirantes  - São Paulo (SP)  

Os três melhores colocados ganharam um tablet e um kit National Geographic. “Nunca imaginei que ia conhecer o Rio desse jeito e, ainda por cima, fazer tantos amigos”, diz, emocionada, a vencedora Viktoria.  

É, pelo jeito, a vitória foi para a Viktoria!

 Ah, e confira mais fotos e novidades na nossa página do Facebook.

Comentários (7) Comentar Permalink

26/04/2013

Final Viagem do Conhecimento 2013: o último dia!

Final Viagem do Conhecimento 2013: o último dia!

 E a sexta-feira do dia 26 de abril promete: será revelada a cerimônia com os três melhores colocados na VC 2013! E, enquanto o resultado não sai, mostramos os melhores momentos do dia:

8:00 – prova dissertativa

A última prova envolve uma dissertação sobre tudo que foi abordado durante a viagem ao Rio. É, vida de finalista não é fácil ;). Paulo Victor Quaresma, 16 anos, de Belém (PA), foi o primeiro a terminá-la. “Sempre faço simulados na minha escola e, por isso, estou acostumado a terminar rápido. Acredito que fui bem”, diz o aluno.

10:30 – saída para o Corcovado

Uma visita ao cartão postal do Rio: o Corcovado! Foi uma grande emoção para Júlia Camargos, 15 anos, de Salvador (BA): “Era o lugar que mais queria conhecer...” Imagina a emoção!

14:30 – almoço

Depois de tanta caminhada e subida, a galera estava morrendo de fome! E não é que o magrinho Felipe Hofmann, 16 anos, de Erechim (RS), comeu 1,2 Kg de comida? “Sempre comi bastante, e nem estou passando mal”, conta o estudante. Isso é que é apetite!

15:00 – visita ao Pão de Açúcar

E o passeio termina com o Pão de Açúcar, outro cartão postal da cidade. Todos tiraram muitas fotos e aproveitaram o pôr do sol. “Foi uma oportunidade única, dificilmente teríamos contato com pessoas de várias regiões como acontece na Viagem do Conhecimento”, considera Romero Moreira Silva, 16 anos, de Itabira (MG).

20:00 – Premiação

Mistério! E aí, quem você acha que leva o primeiro lugar na Olimpíadas? Já, já, sai o resultado.  

Quer acompanhar mais detalhes e fotos do evento? Veja no nosso Face :D 

Comentar Permalink

25/04/2013

Final VC 2013: saiba tudo que rolou no primeiro dia!

 
Final VC 2013: saiba tudo que rolou no primeiro dia!

Está dada a largada: entre os dias 24 e 26 de abril, no Rio de Janeiro, acontece a final da maior Olimpíada de Geografia do Brasil - a Viagem do Conhecimento! Vindos de todas as regiões do país, os 13 finalistas estavam com uma programação pra lá de agitada. Dá só uma olhada:

7:00: prova de múltipla escolha

Os finalistas não contavam com uma prova a essa hora, certo? “Achei a prova mais difícil que a dos anos anteriores, mas foi bem elaborada”, diz Wilker Dias da Silva, 15 anos, de Maracanaú (CE). Wilker foi o primeiro a terminar a prova, e acredita que, mesmo sendo difícil, conseguiu mandar bem.  

Paulo Victor Quaresma Corrêa, 16 anos, de Belém (PA), concorda: “Foi mais difícil, exigiu um conhecimento específico”, acredita.  

8:45: saída para o centro

Rolou um passeio incrível por lugares que marcaram a história do Rio de Janeiro e, claro, do Brasil. A galera passou por diversos marcos do centro histórico do Rio, com direito a uma pausa em uma de suas tradicionais livrarias e no Teatro Municipal. 

Com uma temperatura agradável, o passeio contou com a presença pra lá de inusitada de Laurentino Gomes, autor dos Best-sellers “1808” e “1822”.  Laurentino ressalta a importância da História e Geografia como instrumentos de construção da sociedade brasileira: “Olhando para o passado, você consegue entender o presente”, diz o autor.

12:45: saída Petrobras e Afroreggae

Hora de descontração! O grupo Afroreggae mostrou um pouco de sua singularidade para os alunos. Afinal, a gente precisa de um pouco de diversão, né?

19:15: jantar

Hora de repor as energias! Afinal, amanhã tem mais!

Ufa! Dia corrido, não? E você, curtiu a rotina deles?

Ah, e acompanhe as fotos em tempo real na nossa página do Face ;) 

 

 

 

 

Comentário (1) Comentar Permalink

16/04/2013

Felipe vem do Rio Grande do Sul

Felipe vem do Rio Grande do Sul

Felipe Alex Hofmann tem 16 anos e estuda na Escola de Educação Básica da URI, em Erechim, RS.

Como você está se sentindo?

Incrivelmente surpreso. Foi um resultado que eu não esperava. A euforia veio logo depois e permanece até agora.

Já havia ganhado algum prêmio ou olimpíada antes?

Sim, fui o 1º colocado na Olimpíada de Química de meu estado, o 1º colocado da Olimpíada de Robótica estadual, categoria Duathlon, 2º colocado nacional em uma olimpíada de matemática promovida pelo sistema Positivo e agora também campeão de geografia. Entre outras conquistas, tenho algumas dezenas de medalhas em tênis, judô, Kumon, etc.

Achava que ia ser um dos 13 finalistas?

Como disse, fiquei surpreso. Além dos conhecimentos que carrego, me preparei apenas dois dias antes da prova, faltando em algumas aulas e lendo 15 edições anteriores da revista National Geographic Brasil durante 20 horas, 10 por dia. Contudo, na hora da prova, principalmente na redação, não tive tempo de fazer a dissertação no rascunho, me confundi, pois o rascunho tinha bem menos linhas que a folha oficial. Quando fui passar o texto, não não chegava nem à a metade da página. E eu tinha 15 minutos. Pensa o desespero. Acabei por inventar alguma coisa, passar às pressas o fim da dissertação, com uma conclusão que não convenceu nem a mim mesmo. Ainda por cima com meus colegas que tinham acabado a prova, gritando do lado de fora "Vamos, Felipe!", só para acabar de vez com minhas expectativas. Foi um caos.

O que você mais quer ver no Rio?
Já estive no Rio duas vezes, mas só fiz análises individuais e, principalmente, objetivas. Em grupo, principalmente com "esse" grupo, acho que terei a oportunidade de ver melhor questões sociais e históricas. Considero que poder ver o mesmo com outros olhos será minha principal recompensa. Afinal, ser uma grande pessoa
não consiste em procurar coisas totalmente novas, mas sim em pensar algo novo sobre aquilo que todos veem.

 

 

Como o pessoal da escola reagiu?

As congratulações existem, mas meu principal objetivo é sempre divulgar as olimpíadas escolares. Continuo na batalha.

 

 

 


Preferidos:

- Filme: "Não sou muito chegado a filmes, músicas ou programas de TV".

- Site: "Gosto muito do site Olimpíadas Científicas, que me levou a esse mundo estudantil".

- Hobby: "Penso que eu não tenho um hobby. Meu livro favorito é o "Lidski", que me preparou para minha primeira olimpíada, de matemática, e que me fez ser quem sou hoje: uma mistura bem confusa de conhecimentos matemáticos, experiências geográficas e aprendizagens que só a vida pode ensinar."

 

Comentário (1) Comentar Permalink

16/04/2013

Wilker representa o Ceará

Wilker representa o Ceará

Wilker Dias da Silva, 15 anos, estuda na EEEP Maria Carmem Vieira Moreira, em Maracanaú, CE


Como você está se sentindo?

Estou muito feliz. É uma experiência nova conhecer outro estado e, ao mesmo tempo, um sonho realizado, pois sempre tive vontade de conhecer o Rio de Janeiro.

Já havia ganhado algum prêmio ou olimpíada antes?

Sim.Em 2007 participei de um concurso nacional de redação (6º Concurso de Redação: Ler é Preciso) e fiquei entre os 62 finalistas de 30 mil participantes

Achava que ia ser um dos 13 finalistas?
Sinceramente não, pois eram muitas escolas boas aqui do meu estado participando, escolas com mais renome do que a que estudo, pois é uma escola nova e ainda está crescendo. Também porque eu estava apostando que alguns amigos que estudam comigo tinham melhores condições de passar do que eu. Ser um dos finalistas é uma honra, porque estou representando uma escola pública e, para mim, isso é muito importante.

O que você mais quer ver no Rio?

O Cristo Redentor, bonde do Pão de Acúcar e algum memorial das heranças musicais do país.

Como o pessoal de sua escola reagiu?
Meus amigos se impressionaram muito e ficaram bem felizes por mim. Os professores fizeram uma visita inesperada e invadiram a sala de aula para me dar os parabéns e fiquei muito surpreso. Batemos várias fotos e deixaram um cartaz na porta da minha sala (fiquei pagando o maior mico).

Favoritos:

- Filme: "O Pianista", "A Lista de Schindler", "A Troca"

- Música: MPB

- Programa de TV: Não gosto de assistir TV
- Site: www.brasilescola.com.br

- Livro: "Amor de Perdição"

- Hobby: "Praticar música, em especial meu violão."

Comentários (3) Comentar Permalink
Este blog é dedicado a debater questões relacionadas ao conteúdo da revista National Geographic Brasil. Alunos, pais e professores poderão comentar e também sugerir temas. Participe!
Divulgue o Projeto | Fale Conosco | Expediente | Termos e Condições | Política de Privacidade | Mapa do Site
Copyright © 2011, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados. All rights reserved.