A MAIOR OLIMPÍADA DE GEOGRAFIA DO BRASIL
Área Restrita

E-mail:

Senha:

Edição 2012

Edição 2008

 

A primeira edição do Desafio National Geographic ocorreu em 2008. A aceitação do concurso e o número dos participantes inscritos superaram todas as expectativas dos organizadores do projeto na Editora Abril bem como dos patrocinadores. Confira:

* A primeira prova (Fase Local) foi feita por cerca de 260 mil estudantes em cerca de 2 mil escolas nas 27 unidades da federação;

*  Aproximadamente 14 mil jovens estudantes participaram da segunda prova (Fase Regional) realizada em 178 escolas-sede regionais distribuídas pelo Brasil;

* 41 estudantes estiveram presentes na terceira prova (Fase Final) em São Paulo. Além deles, também estiveram presentes seus pais e professores.

Mais importante que os números, no entanto, foram as opiniões de educadores, pais e estudantes que, de forma geral, avaliaram como muito positiva a iniciativa da revista National Geographic.

O ponto alto do concurso foi a realização em novembro de 2008 da Fase Final do Desafio em São Paulo que reuniu, além dos 41 estudantes, seus pais ou responsáveis e os professores-responsáveis pelo Desafio nas escolas onde os alunos estudavam. Os estudantes finalistas realizaram duas avaliações. A primeira foi composta por uma prova de múltipla escolha. Na segunda foi solicitada a produção de um texto escrito logo após a realização de um Trabalho de Campo feito no centro da cidade de São Paulo. Essa atividade foi orientada por dois professores de História e dois de Geografia.

Além das provas, todos cumpriram (estudantes, responsáveis e professores) uma extensa agenda cultural na capital paulista, com destaque para as visitas ao Museu do Futebol (no Estádio do Pacaembu), ao Parque Ibirapuera, ao Pavilhão Japonês e ao Museu de Arte Moderna, entre outros locais.

O grande vencedor do 1.o Desafio National Geographic foi Rodolfo Francisco Marques, aluno do oitavo ano (antiga sétima série) do Ensino Fundamental da Escola Estadual Monsenhor José Paulino, em Pouso Alegre (MG). Além de certificado e medalha, ele também ganhou um plano de Previdência Infantil no valor de 50 mil reais oferecido pela Porto Seguro. O segundo lugar ficou com  Pedro dos Reis Ururahy, do primeiro ano do Ensino Médio, Colégio São Luís, São Paulo (SP). Rebeca Thaís Vunjão Sousa, do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Salvador (BA), foi a terceira colocada. Além de medalhas e certificados, tanto ela como Pedro ganharam viagens oferecidas pela CVC. Em julho de 2009, Rodolfo, Rebeca e Pedro formarão o time brasileiro que disputará o Campeonato Mundial de Geografia, organizado pela National Society, que será realizado no México.

Além dos prêmios dos três primeiros colocados, todos os finalistas também conquistaram certificados, medalhas e uma assinatura semestral da revista National Geographic. Suas escolas também foram agraciadas com os 26 volumes que compõem a coleção completa do Atlas da National Geographic.

Para saber como foram as provas da primeira edição do Desafio acesse abaixo os PDFs das três provas e seus respectivos gabaritos
1ª Prova - Gabarito 1ª Prova
2ª Prova - Gabarito 2ª Prova
3ª Prova - Gabarito 3ª Prova
Caderno de Campo - Prova aberta

Abaixo, confira algumas fotos da Fase Final realizada em São Paulo.

Fotos: Carlos Manfredo

Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar

Divulgue o Projeto | Fale Conosco | Expediente | Termos e Condições | Política de Privacidade | Mapa do Site
Copyright © 2011, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Imagens meramente ilustrativas. Promoção válida de 01/07/2014 a 29/11/2014, ocasião da divulgação dos resultados. Válidas as inscrições entre 01/07/2014 e 16/09/2014. Consulte regulamento no site __________. Certificado de Autorização CAIXA nº _____/2014.