A MAIOR OLIMPÍADA DE GEOGRAFIA DO BRASIL

Regulamento

REGULAMENTO 2012

 

 

1. CONCURSO

1.1. O concurso "Viagem do Conhecimento", doravante denominado simplesmente CONCURSO, tem caráter exclusivamente cultural e educativo, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem vinculado à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, aberto a todos os interessados, maiores de 18 (dezoito) anos de idade, nas condições abaixo descritas.

 1.3. O CONCURSO será realizado pela Editora Abril S.A., doravante denominada simplesmente REALIZADORA, com sede na Av. das Nações Unidas, n° 7221, 6º andar, bairro Pinheiros, CEP 05425-902, São Paulo/SP, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 02.183.757/0004-36.

 

2. PARTICIPAÇÃO

2.1. Professores e alunos residentes e domiciliados no território nacional que estejam regularmente matriculados no 8º (oitavo) e 9º (nono) ano (antigas sétima e oitava séries) do Ensino Fundamental e na 1ª (primeira) série do Ensino Médio, por meio de inscrição prévia da instituição de ensino.

2.2. Os estudantes devem estar regularmente matriculados:

a) em escola regular municipal, estadual, federal, particular ou Sistema S do Brasil, no 8º ano (sétima série) e 9º ano (oitava série) do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, sem limite de idade;

b) em classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) equivalentes ao 8º ano (sétima série) e 9º ano (oitava série) do Ensino Fundamental e à 1ª série do Ensino Médio, sem limite de idade;

c) em classes de aceleração equivalentes ao 8º ano (sétima série) e a 9º ano (oitava série) do Ensino Fundamental e à 1ª série do Ensino Médio, que atendam alunos com defasagem de idade-série, previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dentro da modalidade de ensino regular.

2.4. A escola que tiver, dentre os classificados na Fase Local (Primeira Fase), um aluno que será transferido para outra escola (municipal, estadual, federal ou privada) na ocasião das provas da Fase Regional (Segunda Fase), deverá comunicar o Comitê Gestor a transferência do(a) estudante. Mesmo em outra escola, ele continuará representando a escola na qual estava matriculado em 2012.  

2.5. Estão excluídos os filhos de funcionários e colaboradores da REALIZADORA, bem como filhos de quaisquer pessoas ligadas ao Comitê Gestor e à organização do CONCURSO.

2.6. Estão excluídos os filhos de funcionários e colaboradores que estejam diretamente envolvidos em qualquer aspecto deste CONCURSO e que integrem as empresas patrocinadoras, apoiadoras e fornecedoras de serviços, indicadas nas páginas de divulgação, tais como: Petrobras, Consed, Fundação Victor Civita, Nova Escola, Editora Ática e Editora Scipione, Rede Roteiros do Charme.

 

3. OBJETIVOS

3.1. O CONCURSO é realizado pela REALIZADORA com os objetivos de:

a) Estimular jovens estudantes, com seus núcleos familiares e escolares, a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem;

b) Disseminar a cultura de viagem como experiência para ampliar o conhecimento do Brasil e do mundo;

c) Contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da disciplina de Geografia e áreas afins;

d) Propiciar o enriquecimento do trabalho de professores em escolas públicas e particulares, contribuindo para sua valorização profissional;

e) Incentivar estudantes e educadores a avaliarem as relações sociedade-natureza sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável.

4. ORGANIZAÇÃO

4.1. O CONCURSO será coordenado por um Comitê Gestor, indicado pela REALIZADORA, composto por tantos membros quantos sejam necessários para a realização de suas etapas.

4.2. O Comitê Gestor do CONCURSO será responsável por:

a) selecionar os profissionais da Comissão Pedagógica para a elaboração das provas;

b) coordenar a correção das provas;

c) definir o calendário de provas e outras datas do cronograma de participação;

d) prezar pela clareza de informações aos interessados no CONCURSO;

e) solucionar quaisquer impasses que não estejam previstos neste Regulamento.

4.3. Todas as informações referentes ao andamento do CONCURSO bem como informes sobre procedimentos sobre a realização de provas, inscrições, calendário, dicas de estudo, Matriz de Referência, certificados de participação, entre outros, serão divulgadas no site oficial do CONCURSO: www.viagemdoconhecimento.com.br.

4.4. O Comitê Gestor não se compromete a enviar e-mails para escolas ou educadores sobre todas as etapas do CONCURSO. É importante que os professores acessem o site oficial do CONCURSO frequentemente e acompanhem as informações publicadas para se atualizarem sobre as suas etapas.

5. PROVAS

5.1. O CONCURSO será dividido em três fases: Fase Local (Primeira Prova), Fase Regional (Segunda Prova) e Fase Final (Terceira Prova), a ser realizada em cidade brasileira indicada pelo Comitê Gestor com participação de representantes de todas as regiões do país.

5.2. Em cada uma das fases será aplicada uma única versão da prova para os estudantes dos três anos letivos aptos a participarem do CONCURSO, segundo item 2 deste Regulamento.

5.3. As provas poderão conter questões fechadas de múltipla escolha e produção de escrita sobre temas, conceitos, processos e habilidades específicas associadas ao universo dos conhecimentos geográficos, históricos e da cultura de viagem, apoiadas nos pressupostos da Matriz de Referência divulgadas no site www.viagemdoconhecimento.com.br a partir de  10 de setembro de 2012.

5.4. Os itens previstos na composição de cada prova são:

a) Fase Local: 25 (vinte e cinco) testes de múltipla escolha;

b) Fase Regional: 25 (vinte e cinco) testes de múltipla escolha e 01 (uma) questão dissertativa;

c) Fase Final: 20 (vinte) testes de múltipla escolha e 01 (uma) questão dissertativa após trabalho de campo.

5.5. A elaboração e eventuais mudanças no conteúdo previsto das provas ficarão sob responsabilidade da Comissão Pedagógica coordenada pelo Comitê Gestor.

5.6. Os critérios de correção das provas e classificação dos estudantes da Fase Local para a Fase Regional serão divulgados pelo Comitê Gestor às escolas participantes, responsáveis pela correção dos gabaritos nessa fase.

5.7. Os critérios de correção das provas e classificação dos estudantes da Fase Regional serão divulgados pelo Comitê Gestor, que coordenará a Banca de Correção dos gabaritos e questões abertas enviadas pelas escolas participantes, para então divulgar os nomes dos 13 estudantes finalistas de todas as regiões do país que participarão da Fase Final. As 13 vagas dos finalistas serão assim distribuídas, levando-se em conta a divisão regional do território brasileiro formulada pelo IBGE: (i) 02 (dois) estudantes da região Sul; (ii) 02 (dois) estudantes da região Centro-Oeste; (iii) 02(dois) estudantes da região Norte; (iv) 03 (três) estudantes da região Nordeste; e 04 (quatro) estudantes da região Sudeste. Haverá ao menos 04 (quatro) estudantes de escola pública municipal ou estadual entre os 13 finalistas. 

5.8. O Comitê Gestor não divulgará rankings de classificação por escola, município, estado ou região nem pontuações individuais dos participantes.

 

6. FASE LOCAL

6.1. As escolas que desejarem participar do CONCURSO devem se inscrever pelo site www.viagemdoconhecimento.com.br entre os dias 10 de setembro e 11 de novembro de 2012. Só serão aceitas inscrições realizadas dentro da data-limite fixada pelo calendário oficial do CONCURSO. Não serão aceitas inscrições enviadas por mensagens eletrônicas (e-mail), fax ou meio postal.

6.2. Cada escola deverá preencher todos os dados corretamente e indicar as séries de sua unidade escolar que irão participar do CONCURSO. O Comitê Gestor entende como responsáveis pela inscrição da escola: diretores, coordenadores pedagógicos e professores regularmente contratados pelas instituições de ensino.

6.3. Este cadastro dará acesso à Área Restrita do site que disponibilizará as instruções de participação do CONCURSO, com limite de um e-mail (login) por escola. Caso o mesmo professor integrar mais de uma instituição de ensino, deverá utilizar e-mail (login) diferentes para cada uma das escolas.

6.4. Não há inscrição individual por aluno. As inscrições também não podem ser feitas por alunos.

6.5. O Comitê Gestor convida as escolas participantes a colaborarem para o êxito do CONCURSO em âmbito nacional. Entre outras atividades, ela deverá:

a) obrigatoriamente reproduzir a prova correspondente à Fase Local para os alunos participantes;

b) incluir em seu calendário a data de prova da Fase Local para que não haja coincidência com as atividades regulares do ano letivo;

c) divulgar as atividades do CONCURSO e organizar a infraestrutura para a realização da prova;

d) envolver coordenadores pedagógicos, professores e alunos nas atividades do CONCURSO.

6.6. A Fase Local (Primeira Prova) acontecerá no dia 13 de novembro de 2012 e será realizada na própria escola participante, que terá a responsabilidade de fazer o download do arquivo da prova no site www.viagemdoconhecimento.com.br a partir do dia 06 de novembro de  2012, reproduzi-la e aplicá-la a seus estudantes.

6.7. Os nomes dos estudantes participantes da Fase Local não precisam estar previamente inscritos no CONCURSO. Não há restrição quanto ao número mínimo ou máximo de alunos participantes por escola.

6.8. A escola pode aplicar a prova durante o horário de aula ou em outro horário que julgar mais apropriado. Ela pode aplicar a prova a qualquer uma das séries envolvidas no CONCURSO.

6.9. Os aplicadores da prova deverão manter o sigilo, seguir as instruções, prazos e princípios éticos divulgados pelo Comitê Gestor.

6.10. A prova deverá ser realizada nas dependências da própria escola. Para isso, o professor responsável deverá providenciar a reserva antecipada de uma sala adequada junto à direção da escola, tomando precaução para que não haja superposição com outro evento.

6.11. Durante a aplicação da prova o estudante só poderá usar lápis, lapiseira, borracha, caneta e régua. As respostas deverão ser anotadas no gabarito com caneta. Outras anotações não serão aceitas. O gabarito não poderá ser rasurado em hipótese alguma. Não serão permitidos o uso de calculadora e outros dispositivos eletrônicos nem o empréstimo de qualquer material durante a realização da prova.

6.12. O estudante não poderá se retirar do recinto da prova antes de decorrida uma hora de seu início.

6.13. O Comitê Gestor divulgará o gabarito das respostas da Fase Local no dia 14 de novembro de 2012 no site oficial do CONCURSO.

6.14. As provas da Fase Local devem ser corrigidas pelos professores das próprias escolas, seguindo instruções e gabaritos divulgados pelo Comitê Gestor do CONCURSO.

6.15. A escola deverá manter até 31 de julho de 2013 o cartão de respostas (gabarito) da prova da Fase Local (Primeira Prova) de todos os alunos participantes da Fase Regional. Caso seja solicitado, um ou mais cartões de respostas deverão ser enviados ao Comitê Gestor. Os alunos cujos cartões solicitados não chegarem ao Comitê Gestor no prazo solicitado serão desclassificados do CONCURSO.

   

 

7. FASE REGIONAL

7.1. Entre os dias 20 de novembro e 07 de dezembro de 2012 cada escola deverá fazer a correção de todas as provas e inscrever seus alunos para a Fase Regional.

7.2. Classificam-se para a Fase Regional (Segunda Prova) todos os estudantes que acertaram 18 (dezoito) ou mais questões da Prova Local.

7.3. Caberá ao representante da escola indicar os estudantes em uma ficha virtual que será disponibilizada na Área Restrita do site e escolher a sede regional onde os estudantes farão a Fase Regional (Segunda Prova). A inscrição para a Fase Regional só será válida se feita dentro do prazo estipulado pelo Calendário oficial do CONCURSO divulgado no site www.viagemdoconhecimento.com.br.

7.4. Ao acessar o site, o representante da escola deverá preencher correta e completamente a ficha eletrônica de participação, complementando as informações do ato de inscrição (item 6.1) com os dados dos estudantes aptos a participarem da Fase Regional.

7.5. Os locais de realização das provas da Fase Regional (designados “Escolas-Sedes Regionais”) serão divulgados em tempo hábil no site www.viagemdoconhecimento.com.br pelo Comitê Gestor do CONCURSO.

7.6. A REALIZADORA não se responsabilizará pela autenticidade dos dados fornecidos pela escola participante no ato da inscrição de seus estudantes ou pelo fornecimento de informações incorretas, imprecisas ou incompletas, que impossibilitem a participação dos estudantes nas fases posteriores do CONCURSO.

7.7. Esta fase será realizada no dia 02 de março de 2013 em escolas ou instituições localizadas em várias sedes regionais distribuídas pelo território brasileiro indicadas pelo Comitê Gestor.

7.8. As despesas de transporte, hospedagem e alimentação dos estudantes que participarão da Fase Regional ficarão sob total responsabilidade de seus pais ou responsáveis. A REALIZADORA não tem qualquer responsabilidade e/ou obrigação de transportar, hospedar ou alimentar os alunos que participarão desta fase.

7.9. Durante a aplicação da prova, o estudante só poderá usar lápis, lapiseira, borracha, caneta e régua. As respostas deverão ser anotadas no gabarito com caneta. Outras anotações não serão aceitas. O gabarito não poderá ser rasurado em hipótese alguma. Não serão permitidos o uso de calculadora e outros dispositivos eletrônicos nem o empréstimo de qualquer material durante a realização da prova.

7.10. O estudante não poderá se retirar do recinto da prova antes de decorrida uma hora de seu início.

7.11. O gabarito da prova da Fase Regional será divulgado no site www.viagemdoconhecimento.com.br no dia 12 de março de 2013.

7.12. Entre os dias 4 e 8 de março de 2013 as escolas-sedes regionais devem enviar por Sedex as folhas de respostas (gabarito e questão aberta) em ordem alfabética para o Comitê Gestor no endereço: Viagem do Conhecimento – Editora Abril – Revista National Geographic Brasil – Av. das Nações Unidas, 7221 – 6º andar - São Paulo – SP – CEP 05425-902.

7.13. O Comitê Gestor coordenará uma Banca de Correção, com supervisão da Comissão Pedagógica, das folhas de respostas enviadas pelas escolas-sedes regionais.

7.14. No total, a Fase Regional vale 100 pontos. Prova múltipla escolha vale 50 pontos. Ou seja, cada questão certa equivale a 2 pontos. A Dissertação também vale 50 pontos.

7.15. A relação dos 13 (treze) estudantes que serão premiados com (01) uma viagem com as despesas de transporte aéreo, hospedagem e alimentação pagas, conforme descrito no item 9 abaixo, para participar da Fase Final em uma cidade brasileira a ser indicada pelo Comitê Gestor que será divulgada no site oficial do CONCURSO no dia 26 de março de 2013 após as 15 (quinze) horas, considerando-se o horário de Brasília-DF.

 

 

 

8. PREMIAÇÃO

8.1. Os 13 (treze) estudantes vencedores deste CONCURSO receberão como prêmio 01 (uma) viagem com 02 (dois) acompanhantes para participar da Fase Final do CONCURSO, incluindo passagens aéreas em classe econômica e 03 (três) dias de hospedagem, 03 (três) refeições ao dia, traslados entre o aeroporto-hotel-aeroporto e passeios culturais.

8.1.1. Os 02 (dois) acompanhantes do estudante deverão ser: (i) professor responsável indicado na ficha quando da inscrição da escola para participar da Fase Local; e (ii) pai ou responsável.

8.1.2. Como responsável, entenda-se alguém com parentesco em primeiro grau do finalista e idade igual ou maior que 25 (vinte e cinco anos). Caberá aos pais do finalista providenciar em cartório uma procuração atestando o grau de parentesco.

8.1.3. Caso um estudante classificado para a Fase Final não possa usufruir da premiação em viagem acompanhado de seu pai ou responsável e professor, o Comitê Gestor convocará os estudantes classificados subsequentemente na Fase Regional, seguindo os mesmos critérios de seleção que definiram a lista original de 13 (treze) finalistas.

8.2. A viagem dos contemplados ocorrerá entre os dias 26 e 28 de abril de 2013, sendo que os ganhadores serão embarcados em voos partindo dos aeroportos mais próximos a suas residências com destino a ao local escolhido. Após a chegada, o ganhador e seus acompanhantes serão hospedados em hotel de categoria turística, a critério da ORGANIZADORA, conforme o roteiro de viagem e disponibilidade de acordo com o período.

8.2.1.  A REALIZADORA arcará com as despesas do transporte entre as residências dos ganhadores e os aeroportos de onde seus voos partirão, de modo a não existirem quaisquer ônus para os ganhadores e seus acompanhantes.

8.2.2. A REALIZADORA indicará a companhia aérea, bem como indicará o hotel e locais onde serão servidas as refeições para estudantes, pais e professores. Alterações de data e horário que sejam de interesse particular dos participantes não serão administradas pela REALIZADORA do CONCURSO.

8.3. Não estão inclusos nos gastos de viagem: (i) taxas de embarque nos aeroportos; (ii) despesas com documentação; (iii) pernoites e refeições não programadas; (iv) despesas de caráter pessoal, tais como lavanderia, telefonemas, passeios adicionais e taxas dos hotéis sobre tais despesas; (v) bebidas em geral, alcoólicas ou não; (vi) excesso de bagagem; e (vi) passeios opcionais e não incluídos na programação de viagem.

8.4. Os voos aéreos poderão ter escalas ou não, dependendo da disponibilidade da companhia aérea. As datas de traslados poderão ser alteradas sem aviso prévio em decorrência de indisponibilidade, alterações climáticas ou casos fortuitos e de força maior.

8.5. Não serão permitidos atrasos que comprometam a organização, mudanças e alterações na realização das provas ou trocas de um estudante classificado por outro ou mesmo de professores em nenhuma hipótese, seguindo o que rege o item 8.10.

8.6. Em nenhuma hipótese, os vencedores poderão receber o valor do prêmio em dinheiro, sendo os mesmos pessoais e intransferíveis.

8.7. O ganhador, ao receber o prêmio deste CONCURSO, concorda em assinar termo de recebimento, fornecendo cópia do documento de identificação (RG) e aceitá-lo sem direito a futuras reivindicações à ORGANIZADORA, bem como também concorda em isentar o mesmo e/ou qualquer empresa envolvida no CONCURSO, suas companhias coligadas, subsidiárias e afiliadas, inclusive seus respectivos funcionários, representantes, prestadores de serviços e agentes ou qualquer outra pessoa ou organização envolvida diretamente ou indiretamente a este CONCURSO de toda e qualquer demanda ou ação legal consequente de sua participação no CONCURSO ou recebimento e utilização de qualquer prêmio, com exceção daquelas relativas ao cumprimento, bom andamento e desfecho do CONCURSO.

9. FASE FINAL

9.1. As provas da Fase Final serão realizadas em um município a ser indicado pelo Comitê Gestor, com roteiro completo de eventos a ser divulgado posteriormente no site www.viagemdoconhecimento.com.br.

9.2. Não será preciso se inscrever para a Fase Final. O próprio Comitê Gestor entrará em contato com as escolas e alunos classificados.

9.3. A cerimônia de encerramento e entrega de medalhas de participação a todos os 13 (treze) finalistas participantes da “Viagem do Conhecimento” será realizada em 26 de abril de 2013.

9.4. No dia 1.o de maio de 2013, as Provas/Gabaritos e a cobertura jornalística (textos e fotos) da Fase Final serão divulgadas no site oficial do CONCURSO.

 

10. RECONHECIMENTO DE PARTICIPAÇÃO

10.1. Todas as escolas participantes das Fases Local e Regional poderão fazer o download de Certificados de Participação no site www.viagemdoconhecimento.com.br para seus estudantes e educadores.

 

11. ITENS DIDÁTICOS DO CONCURSO

11.1. As provas serão compostas por questões fechadas de múltipla escolha e produções escritas e orais sobre temas, conceitos, processos e habilidades específicas associadas ao universo dos conhecimentos geográficos, históricos e da cultura de viagem, apoiada nos pressupostos formulados em uma Matriz de Competências e Habilidades, disponível no site oficial do CONCURSO a partir do dia 10 de setembro de 2012.

11.2. Sobre itens ou questões:

a) apresentam desafios ou situações-problemas com o apoio de informações presentes em textos, mapas, tabelas, gráficos e outros, sobre os quais são formuladas as perguntas;

b) valorizam capacidades como: utilizar diferentes linguagens, utilizar conceitos específicos e processos para compreender fenômenos, selecionar, organizar e comparar dados e informações, estabelecer relações entre diferentes fatos, fenômenos e contextos geográficos e históricos e respeitar valores humanos e a diversidade sócio-cultural no Brasil e no mundo;

c) são fechados e de múltipla escolha;

d) compostos por enunciado e alternativas (resposta correta e distratores);

e) devem conter as informações necessárias para que o aluno possa responder ao desafio, questão ou situação-problema (evitando a ênfase na simples memorização);

f) a resposta correta é a palavra ou frase contida em uma alternativa que responde à questão proposta no enunciado;

g) Os distratores são alternativas incorretas, porém plausíveis, sobre os temas e problemas propostos nos itens ou questões.

 

12. DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1. Em momento algum, poderá a REALIZADORA ser responsável por inscrições perdidas, atrasadas, enviadas erroneamente, incompletas, incorretas, inválidas ou imprecisas. A REALIZADORA não será responsável por problemas, falhas ou funcionamento técnico de qualquer tipo em telefones, redes de computadores ou de linhas telefônicas, computadores, servidores ou provedores, equipamentos de computadores, hardware ou software, ou erro, interrupção, defeito, atraso ou falha em operações ou transmissões para o correto processamento de inscrições, incluindo, mas não se limitando à transmissão imprecisa de inscrições ou falha da REALIZADORA em recebê-las, em razão de problemas técnicos, congestionamento na internet ou em qualquer website ligado ao CONCURSO ou, ainda, falha na comunicação eletrônica ou outras forças relevantes que estejam fora do controle da REALIZADORA, incluindo a capacidade de acesso ao website do CONCURSO, envio de inscrições ou falha diversa relacionada ao tráfego na internet, vírus, falha de programação (bugs) ou violação por terceiros (hackers).

12.2. Ao participar do CONCURSO, o participante assume inteira responsabilidade por danos diretos, indiretos, incidentais ou consequentes, que resultem do acesso ou do uso do material baixado, assim como por qualquer dano que possa ser causado a seu equipamento telefônico e de computação, por meio de vírus ou qualquer outra forma de contaminação ou invasão, contraídos no site www.viagemdoconhecimento.com.br ou por meio de download de imagem, texto, vídeo, som, dado ou material. A REALIZADORA não possui qualquer responsabilidade acerca dos riscos e eventuais prejuízos que possam resultar do acesso aos links feitos a partir do site do CONCURSO.

12.3. Qualquer tentativa de, deliberadamente, danificar de qualquer modo o website ligado a este CONCURSO, ou de prejudicar a operação legítima deste CONCURSO, transfere ao prejudicado o direito de pleitear judicialmente as sanções cabíveis, cíveis e penais, até o máximo previsto em lei. A REALIZADORA reserva-se o direito de desqualificar o participante cuja conduta demonstre estar manipulando a operação do CONCURSO, violando termos e condições impostos neste regulamento, ou, ainda, efetuando qualquer fraude, estando tal participante sujeito a responder por crime de falsidade ideológica ou documental.

12.4. O presente regulamento poderá ser alterado e/ou o CONCURSO suspenso ou cancelado, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro motivo que esteja fora do controle da REALIZADORA e que comprometa a realização do CONCURSO de forma a impedir ou modificar substancialmente a sua condução como originalmente planejado. Caso o CONCURSO tenha seu término antecipado, a REALIZADORA deverá avisar ao público e aos participantes, por meio dos mesmos meios utilizados para sua divulgação, explicando as razões que a levaram a tal decisão.

12.5. Para esclarecer eventuais dúvidas sobre o presente CONCURSO, os participantes poderão entrar em contato por meio do endereço de e-mail viagemdoconhecimento@abril.com.br.

12.6. Eventuais omissões ou dúvidas oriundas do presente CONCURSO, provenientes de questionamentos formulados pelos participantes ou de divergências decorrentes das situações não-previstas no presente regulamento, serão elididas pelo Comitê Gestor.

12.7. As decisões do Comitê Gestor acerca da administração deste CONCURSO e seleção dos ganhadores são definitivas e irrecorríveis.

12.8. Quando de sua inscrição no CONCURSO, o participante manifesta sua total e incondicional aceitação a todo o disposto neste regulamento, bem como renuncia a qualquer questionamento sobre os critérios de julgamento adotados.

12.9. Todos os participantes expressam, automaticamente, sua permissão para que a REALIZADORA faça uso gratuito de seu nome, fotografia, imagem, som de voz, preferências e/ou de qualquer declaração acerca do CONCURSO e/ou da premiação, que tenha emitido ou cuja autoria lhe seja atribuída, para uso exclusivamente promocional, ligado à publicidade, propaganda e atividades promocionais deste CONCURSO, ou de qualquer outra promoção futura da REALIZADORA, em todo e qualquer meio/veículo de comunicação hoje existente ou que venha a ser desenvolvido no futuro (incluindo, sem limitações, impressos, publicações, televisão, rádio e internet), no mundo todo, sem a necessidade de autorização, bem como de qualquer compensação financeira.

12.10. As autorizações descritas acima não implicam qualquer obrigação de divulgação ou de pagamento de qualquer quantia por parte da REALIZADORA.

12.11. Fica desde já eleito o Foro da Comarca da Capital do Estado de domicílio do participante para dirimir quaisquer questões oriundas deste CONCURSO.

 

Divulgue o Projeto | Fale Conosco | Expediente | Termos e Condições | Política de Privacidade | Mapa do Site
Copyright © 2011, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados. All rights reserved.